Tequila Ouro ou Prata: conheça as diferenças!

Quem nunca experimentou uma das principais bebidas produzidas pelo México? Hoje, vamos falar sobre as diferenças de tequila e como essa bebida é produzida.


A Tequila é conhecida por seu mais famoso ritual: O “shot” com sal e limão. Ninguém sabe ao certo como isto tudo começou.


Reza a lenda que durante uma epidemia mundial de gripe em 1918, alguns médicos começaram a receitar “shots de Tequila” como tratamento. Já imaginou se os médicos receitassem isso hoje em dia?


A tequila é feita a partir da agave-azul, planta que dá origem a está bebida, mas ainda há muitas pessoas que confundem os tipos de tequila.


Primeiramente, os dois principais tipos de tequila que temos no mercado são a tequila ouro e a tequila prata.

Ainda mais, há quem diga que a prata é melhor devido a sua cor mais pura.


Agora, vamos explicar a diferença de cada uma:


Tequila ouro

A tequila ouro é, na verdade, um blend da tequila prata com uma tequila que passa de 2 a 6 meses repousando em barris de carvalho após a sua destilação.


No entanto, o período nos barris de madeira é um dos motivos para a sua coloração, pois a medida que a bebida repousa nesses recipientes, a madeira transmite o seu sabor e coloração ao líquido.


Todavia, o outro motivo para a sua coloração amarelada é que, na tequila ouro, são adicionados outros açúcares na produção. Além disso, a tequila ouro pode contar com a adição de essência de caramelo, extrato de carvalho ou glicerina natural.


Tequila prata

A tequila prata recebe este nome, devido a sua coloração transparente, sendo assim, o resultado do seu menor tempo de envelhecimento após a destilação.


Ademais, como o sabor da tequila prata ainda é muito forte quando sai do destilador, é necessário que a bebida passe até 60 dias em barris de aço inoxidável.


Por consequência, devido ao armazenamento menor e ausência de adição de outros nutrientes, a tequila prata costuma ter o gosto puro da agave-azul.


A tequila prata é a melhor tipo de tequila para ser usado na produção de coquetéis. Hoje, você encontra diversas opções tequilas no mercado para comprar!

Blog Webbar


Dessa maneira, podemos classificar a Tequila pelo tempo de envelhecimento: Blanco, Jovem, Reposado, Añejo ou Extra Añejo, em ordem crescente do tempo de maturação.


Período de envelhecimento em barris de carvalho de cada denominação:

  1. Tequila Blanco – sem envelhecimento.

  2. Tequila Jovem – até 2 meses

  3. Tequila Reposado – cerca de 6 meses 

  4. Tequilas Añejo – mais de 2 anos. 

  5. Tequila Extra-Añejo – mais de 3 anos 

E aí qual tequila você gosta mais? Comente aqui pra gente

#agave #tequilaouro #tequilaprata #tipodeteuila

Últimas Postagens
Posts em breve
Fique ligado...
Postagens Recentes
Arquivo
Busca por Temas
Nenhum tag.